quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Relação Espírito:Matéria - A Evolução Espiritual e Galileu Galilei. Boletim GEAE 07, 24/11/1992


A evolução pode também ser sentida através da caridade como mencionado por Allan Kardec: "Fora da caridade não há salvação". Salvação deve ser entendida como avanço em conhecimento da verdade e caridade não se restringe a dar dinheiro ou bens materiais, principalmente quando se tem muito, mas a verdadeira caridade está no bom exemplo de vida.

Em todas as épocas da humanidade encontraremos exemplos de verdadeira caridade, o que demonstra alto nível evolutivo. Vou relatar brevemente, o exemplo deixado por Galileu Galilei. Poderemos perceber a que nível de evolução espiritual, Galileu e seu pai, já se encontravam quando reencarnados a cerca de 400 anos atrás.

Um dia, Vincenzio Galilei disse ao seu filho Galileu, quando este era ainda menino: "Eu estou planejando escrever um livro". "Um livro? Você, pai? Que esplêndido! Você será famoso e eu direi a todo mundo: Eu sou Galileu, filho do famoso autor Vincenzio Galilei".

Vincenzio respondeu: "Eu estou preocupado que sua imaginação está um pouco bela demais, meu filho. Não serei famoso, mas meu livro será útil. Estou comparando métodos antigos de compor música com estilos modernos.”"Mas, pai, é errado dizer tais coisas de pessoas famosas? Se todos pensam que essas autoridades estavam certas, como você pode dizer que elas não estavam?”

"Vejo que é tempo de lhe dizer algumas coisas a respeito da vida", disse Vincenzio."Ouça com atenção, pois o que eu tenho para lhe dizer poderá lhe ser útil algum dia".

"Você vai encontrar neste mundo, meu filho, muitas, muitas pessoas, talvez muitas demais, que sempre desejam dizer para alguém a verdade. Eles estão sempre prontos a dizer que algo é verdade porque simplesmente dizem-por-dizer, ou porque eles a leram tal como está em um livro. Este é o caminho mais fácil de se dar bem, o caminho de pessoas que têm medo da mudança, medo de novas idéias. Este caminho, você nunca deve, nunca deve estar. Não tenha medo de questionar uma autoridade em qualquer tempo, se uma pesquisa para a busca da verdade está em questão. A verdade não se encontra atrás da reputação de um homem. A verdade aparece somente através da pesquisa para as respostas à questões pela mente livre. Por mais que você faça, nunca aceite mera autoridade como prova que algo está certo ou errado. Este não é um caminho fácil na vida, mas é o mais recompensador."

Como sabemos a vida de Galileu foi repleta de ensinamentos e sabedoria, publicando o livro, "Dialogue on the two great systems of the world", no qual descreveu o sistema heliocêntrico. Foi condenado pela inquisição e obrigado a escrever o seguinte:

"Eu, Galileu Galilei, filho de Vincenzio Galilei de Florença, idade de setenta anos, sendo trazido a julgamento e ajoelhado em frente aos maiores Cardiais e Inquisitores Gerais contra heresia, tocando a Escritura Sagrada com minhas próprias mãos, juro que eu tenho sempre acreditado e acreditarei no futuro que o sol não é o centro do mundo e que a terra não se move. Uma vez que eu sou acusado de aceitar e ensinar esta falsa opinião, e de ter escrito um livro no qual eu suportei essa opinião fortemente, estou disposto a remover da mente de Sua Eminência esta suspeita contra mim. Com sincera verdade, eu renuncio, amaldiçôo e tenho aversão a esses erros e heresias contrárias a Sagrada Escritura.

Eu juro que no futuro, nunca mais escreverei ou direi nada para causar tais dúvidas. E mais, se eu souber de qualquer herege que tenha opiniões similares, o denunciarei ao "Holy Office". Se violar qualquer das promessas e juramentos que tenho feito, eu me sujeitarei às todas as dores e punições decretadas contra mim.

Eu, acima denominado Galileu Galilei, tendo condenado, jurado, prometido, e testemunhado, assino este documento com minhas próprias mãos no dia vinte e dois de junho de 1633".

Por ter revelado a verdade da natureza, Galileu foi condenado à prisão perpétua como um mentiroso e herege. Porém, Sua Santidade consentiu a sua liberdade com custódia de seu amigo Francesco que disse em seu ouvido após a condenação: "Eu ouvi o que eles fizeram você fazer. É o fim da ciência na Itália".

Passado algum tempo Francesco disse para Galileu: - “Eu ouvi que sua sentença será lida em voz alta para todos os matemáticos e astrônomos nas universidades da Itália como um alerta. O ensino da astronomia Coperniciana esta acabado”.

“Você sabe, Francesco, eu acostumava pensar que se esses acontecimentos tivessem fim alguma vez, eu não sentiria nada a não ser ódio por todos aqueles homens da Holy Office. Mas isso não aconteceu. Eu sinto apenas pena.”

“Pena? para aqueles que o condenaram?”

“Após tudo isso, eles tentaram tão fortemente alterar as leis da natureza. Mas a despeito da suas condenações aos cientistas, a despeito de seus atos de prisão e queimadas contra nós, as verdades da natureza são duradouras. Esses homens se têm tornados cegos e a outros para os quais há beleza e verdade na natureza - a ordem matemática a qual governa todas as coisas.”“Acima de tudo, Francesco, Galileu completou: - a despeito do que eles me forçaram a dizer, a Terra continuará movendo em seu caminho em relação ao sol.”

Galileu morreu cego em 1642 com 78 anos de idade e foi absolvido pela Igreja Católica somente 341 anos após a sua morte, em 1983.

Referência: Rosen, S. Galileo and the magic numbers. 1958. Little, Brown & Co. Ltd., 212 p.

Nenhum comentário: