sexta-feira, 7 de outubro de 2005

Dúvidas: Evolução tecnológica, Retrocesso Espiritual e suicídio. Boletim GEAE 10, 15/12/1992


Caro colega,

Em princípio (porque não sou um especialista no assunto), me considero um espírita. Porém, lendo tua mensagem me ocorreu de perguntar sobre umas dúvidas que tenho.

1. Em teu texto pode-se interpretar que quanto mais avançada tecnologicamente a sociedade mais avançados são os espíritos?

2. Não me recordo, mas tenho a impressão que há muito tempo atrás (numa época qualquer a milhares de anos atrás) a paz e felicidade deviam ser mais abundantes neste planeta. Logo, estamos evoluindo?

3. Outra dúvida. No teu texto há a sugestão de que não há involução. Tenho sérias dúvidas, pois vejamos os exemplos dos políticos no nosso país. São pessoas inteligentes. Alguns vieram de famílias humildes. Lutaram progrediram, e finalmente quando chegam a uma posição de poder contribuir a um número grande de pessoas, se corrompem. No meu entender isto é uma evolução e depois uma involução. Vejamos o caso de um Getulio Vargas, aparentemente uma vida de altos e alguns baixos, e finalmente num momento crucial, o suicídio. Não seria isto uma involução?
Bem por hoje as dúvidas são estas. Se tiveres a oportunidade agradeceria uma resposta.
Abraços e cumprimentos pelo corajoso (pelo clima que reina nesta rede) trabalho. Renato UofA - Edmonton - Alberta - Canadá

Comentários sobre as dúvidas:

1. As duas partes da evolução espiritual do homem, ou seja, a intelectual e a moral, podem ser desenvolvidas independentes. Numa sociedade formada, no geral, por espíritos mais evoluídos na parte intelectual do que outra, certamente será mais avançada tecnologicamente. Porém, a evolução total do espírito é o conjunto formado pelas duas variáveis juntas. Assim, essa mesma sociedade pode não ser constituída por espíritos de alto nível moral. O caminho da perfeição passa pelo aperfeiçoamento das duas variáveis e a felicidade eterna só será atingida quando o espírito consegue atingir elevado nível de evolução espiritual plena. Assim, o simples desenvolvimento tecnológico não é sinônimo de evolução espiritual. Podemos ver um alto desenvolvimento tecnológico na indústria bélica e na destruição ambiental, cujos objetivos não caminham para a evolução moral. Por outro lado, vemos também o desenvolvimento tecnológico a favor do bem estar do homem. O mais importante é a intenção e o bom senso com que se busca o desenvolvimento tecnológico em favor da humanidade e não em beneficio próprio.

2. Não creio que a paz e a felicidade já fizeram parte da Terra. Temos informações, "Evangelho Segundo o Espiritismo" e outros livros de que a Terra sempre foi um planeta expiatório, ou seja, um planeta onde os espíritos devem passar por grandes dificuldades para se evoluírem. Mas a Terra está passando por um período de transição de um planeta "expiatório" para um planeta "regenerador", subindo na escada evolutiva. Muitos acreditam no fim do mundo, com tragédias e tristezas. O que já está se processando é algo muito superior a que muitos pensam e temem. Gradativamente estão sendo substituídas reencarnações de espíritos de pouca evolução por aqueles de níveis mais elevados. Não há informações definidas de quando isso se iria processar, entretanto esse ponto é tido como sendo o início do terceiro milênio. Certamente isso levará vários séculos, dada a complexidade do planeta. Esse processo pode ser notado pelas mudanças promovidas nas sociedades em favor da preservação da natureza, liberdade de expressão, luta contra os preconceitos e tradições errôneas, solidariedade em todos os níveis e principalmente pela curiosidade e espírito de liderança já desenvolvidos nas crianças em pouca idade, comportando-se como adultas, preocupadas com o futuro do planeta. Isso se verifica em todos os países do mundo, uns mais, outros menos intensamente.

3. Novamente aqui é o caso de analisarmos as duas variáveis da evolução espiritual. O fato de o indivíduo ser inteligente não significa que tenha alta evolução espiritual e se existe nele a tendência à corrupção é porque se encontra num estágio de inferioridade de evolução moral. Se ele subiu na carreira política, muitas vezes já utilizando da má-fé e se corrompe pelo poder, não houve retrocesso espiritual, pois o crescimento na posição social com bens materiais não significa avanço espiritual. Provavelmente, com essa conduta, ele não “subiu” nada espiritualmente e encontra-se no mesmo ponto que esteve quando iniciou.

O suicídio é muito complexo e também não demonstra um retrocesso espiritual. As causas que levam ao suicídio são muitas. Um indivíduo que resolve por fim a sua vida na Terra, deve estar tendo sérios problemas que não consegue resolvê-los e acredita que a morte é o fim deles. Após a morte, verá que promoveu uma atitude ruim e que deverá continuar a sua luta para sanar seus problemas, agora maiores.

O ato de uma pessoa escolher o caminho do desencarne pelo suicídio, não apaga o que ele sempre foi e o que conseguiu evoluir antes disso. O grande erro do suicídio é deixar de aproveitar um tempo que lhe foi concedido para elevar sua evolução através da reencarnação.

Convém ressaltar, que muitos suicídios são cometidos por pessoas que não concordam com o sistema em que vivem e muitas vezes por acharem que as suas ausências serão melhores para outras pessoas. Isso é um sentimento de grandeza já que aparentemente o suicida estaria mais preocupado com o semelhante do que com ele próprio. Mas deverá responder por isso e recuperar o tempo perdido com o desencarne precoce. Outros cometem suicídio como fuga de atos errôneos que praticaram, achando que os sofrimentos se acabarão com a morte. Para esses, esse ato é muito mais doloroso.

Enfim, existe uma enorme complexidade envolvendo o suicídio que só pode ser avaliada, caso a caso, pelos próprios suicidas e pelos espíritos competentes sob os olhos de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezada Graça Maciel,

Estive em viagem profissional para a Itália e amanhã sigo ao México.
Obrigado pelo seu apoio ao nosso singelo trabalho na seara espírita e quanto mais viajando para fora do nosso país, mais sentimos a importância do Brasil na construção da maior fraternidade na Terra e o espiritismo desempenha papel fundamental nesse processo.
Fiquei contente em saber que você faz parte da nossa família GEAE.
Um abraço e felicidades,

do amigo Raul