domingo, 20 de novembro de 2005

Dúvida: Desencarne precoce. Boletim GEAE 14, 12/01/1993


Amigo Franzolin,

Sou completamente leigo nos assuntos espíritas e, por isto, me inscrevi no grupo GEAE.
Fui criado em família católica romana mas procuro manter o espírito aberto e a mente alerta.
Gostaria de fazer as seguintes perguntas:
1) Como vocês encaram o livro Fernão Capelo Gaivota?
2) Qual a finalidade e o proveito evolutivo que um espírito pode ter se passou horas ou mesmo dias encarnado, morrendo ainda bebê?
3) O Luciano Vanucci já entrou em contato com o nosso nível de existência?
4) Como é possível uma pessoa saber se tem dotes mediúnicos?

Obrigado pela atenção e os melhores votos de Natal e paz em 93


Re: Questão 2.

Estamos vivendo agora nesta fase terrestre e assim observamos a vida como ela se apresenta agora. O que temos que ter em mente é que realmente esta é apenas uma fase da vida e não a forma de vida definitiva do espírito. Se imaginarmos a vida como sendo a única que existe na Terra, não haverá explicação para tanta injustiça a que estamos acostumados a ver e, portanto, não haverá perfeição.

A encarnação é um processo transitório que o espírito experimenta e deixa de existir naqueles que atingem grau elevado de evolução, passando a viver como eles sempre foram quando criados, em Espírito, apenas agora em estado aperfeiçoado. São chamados de Espíritos Puros, na hierarquia espiritual.

O espírito não é criado no útero de uma mãe e sim, em determinado tempo e espaço. Aqui na Terra, estamos vivendo apenas uma fase curta de nosso aprimoramento. Se o espírito fosse criado no momento da fecundação, não haveria qualquer sentido para a morte precoce, como num recém-nascido ou numa jovem criança.

A reencarnação é um processo altamente complexo e muito bem controlado e é coordenado pelo trabalho dedicado dos espíritos mais evoluídos, existindo uma harmonia dentro da hierarquia espiritual, tudo sob a Leis de Deus.

O desencarne chamado precoce é apenas uma das muitas variáveis existentes no processo da reencarnação, cuja finalidade é de servir de meio para a evolução do espírito, assim como a miséria, a riqueza, as doenças temporárias e crônicas, os defeitos genéticos do corpo físico, as diferenças raciais, enfim tudo o que podemos observar com respeito as mais variadas forma de se viver, tem a sua finalidade de existir.

Podemos encontrar na literatura espírita, grande acervo de obras que tratam desse assunto e no "Livro dos Espíritos", observamos os ensinamentos básicos.

A reencarnação implica necessariamente em obter algum grau de evolução do espírito. O espírito tem consciência de onde e quando ele irá reencarnar. O tempo que ele deverá permanecer reencarnado está associado ao tempo suficiente para atingir o grau de evolução a que deseja ou que é melhor para ele, dentro das limitações do seu local de reencarne.

Se um espírito, por exemplo, evolui muito mais rapidamente do que se imaginava ocorrer, ele poderá desencarnar em tempo anterior ao planejado ou esperado, pois não necessitará viver mais tempo em um lugar já atrasado para ele. Porém, ele, poderá ser encorajado a permanecer encarnado, ajudando o próximo, na seara do bem, aproveitando mais ainda o seu processo reencarnatório.

Interessante observarmos o ditado popular que diz: "Coitado! Sempre os melhores morrem mais cedo". Há casos em que esse tempo é tão curto que o espírito pode experimentar apenas algumas horas, ou dias de reencarnação e não mais. Isso porque o próprio estado de ligação do espírito com a matéria já promove evolução do suficiente do espírito no planeta, pois ele experimenta a "dor" da união com a matéria.

A reencarnação não é algo desejado, ou satisfatório para o espírito e a nossa luta é nos livrarmos dela o quanto antes. Porém, deve ser ressaltado que muitos casos de desencarne precoce acontecem por vontade própria de outros espíritos envolvidos, como nos casos de abortos, assassinatos, etc, com graves conseqüências no processo evolutivo dos envolvidos no fato.


É lógico o raciocínio de que nos casos envolvendo o encerramento natural do tempo reencarnatório precoce, o desencarne, provavelmente será espontâneo e inevitável e, muitas vezes, associado a expiação dos pais ou de pessoas envolvidas diretamente, no caminho da evolução espiritual.

Nenhum comentário: