quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Dúvidas sobre Reencarnação

Ola franzolin

Estou com algumas dúvidas, pois estou lendo um livro e no primeiro capítulo são apresentadas algumas evidências para reencarnação; então a discussão do autor é em mostrar que existe realmente reencarnação e me apareceram certas questões quanto a isto.

Vemos todos os dias pessoas doentes e em conversas com outras que são espíritas recebi explicações de que os espíritos que estão encarnados nestes corpos doentes escolheram reencarnar como pessoas doentes pois tinham algo a resgatar. Se esta afirmação é verdadeira dentro da doutrina espírita então gostaria de ter esclarecido alguns detalhes quanto a isto:

- existe alguma pressão sobre o mundo material para que nasçam pessoas doentes, digo geneticamente ou não, ou o mundo material é bem explicado pela nossa ciência, ou seja, o nascimento de pessoas doentes baseado na probabilidade de mutações errôneas do nosso código genético ou qualquer outra explicação plausível cientificamente?

- como é governada a reencarnação em um corpo doente? Existe algum espírito maior que "pré-seleciona" os espíritos a serem reencarnados? - caso os espíritos que querem resgatar algo devam nascer em um corpo doente e se isto é aceito pela teoria espírita, então os espíritos devem saber a priori que o corpo escolhido será doente. Esta afirmação é certa?

- baseado no exposto acima me parece que a parte material é nada mais que um suporte para uma evolução do espírito. Desta forma como é vista a criação da espécie humana segundo o espiritismo? Foi casual ou houve a ação de um espírito maior nesta criação? Caso tenha havido esta intervenção de onde vem os espíritos e porque necessitaram criar um mundo material para uma evolução espiritual?

Talvez as minhas perguntas não tenham muito fundamento, mas é que não sou espírita e tenho tentado entender melhor a doutrina. Desculpe se não fui claro a algumas questões, mas é que o assunto não é tão claro para mim ainda. Obrigado antecipadamente pela atenção.
abraços, Fernando

Caro Fernando,

Suas perguntas são fundamentais e muito bem colocadas. Suas dúvidas, tenho certeza, são também de muita gente, tanto de iniciantes quanto de experientes na doutrina espírita. Isso mostra que a nossa razão, através da reflexão, pode ir muito longe mesmo. Essa prática deve ser sempre estimulada, pois é um bom caminho a seguir.

Iniciamos aqui no GEAE um trabalho com o título Relação Espírito:Matéria, que foi e está sendo publicado em partes. Nas edições de números 15 e 17 abordamos especificamente a Reencarnação e na próxima parte procuraremos enfocar essas questões levantadas. Porém, acima de tudo, só poderemos entender ou "sentir" A VERDADE com nosso próprio esforço, com ajuda, mas sem imposição de ninguém, para que a nossa razão trabalhe livremente.

Nenhum comentário: