domingo, 22 de junho de 2008

Onde estamos?


O planeta Terra encontra-se localizado na Via Láctea. É um minúsculo ponto entre os 400 bilhões de estrelas dispersas no universo. A Via Láctea está inserida em meio a cerca de 30 outras galáxias. A luz caminha à velocidade de 300 mil km por segundo. A distância percorrida pela luz durante um ano, chama-se ano-luz. Para atravessar a via láctea, de uma extremidade à outra, serão necessários ao redor de 100 mil anos-luz. É inimaginável tal estrutura de espaço. A Terra gira em torno de si mesma, movimento chamado rotação e gira em torno do sol em translação, definindo as estações do ano. Portanto, não estamos parados e caminhamos no espaço incessantemente.

Tudo no universo é relativo. Supondo que duas pessoas, gêmeas, estivessem no mesmo ponto sobre a Terra e uma delas entrasse em uma espaçonave e viajasse à velocidade da luz. Quando o viajante voltasse do espaço encontraria o seu irmão gêmeo mais velho do que ele. Isso ocorreria porque quanto mais próximo da velocidade da luz se viajar, o tempo flui mais devagar na espaçonave conforme a passagem do tempo a que estamos acostumados. Na teoria da relatividade deduzida por Einstein, cada observador tem sua própria medida do tempo, implicando que somente o movimento relativo é importante. Atualmente a teoria da relatividade continua com grande credibilidade no meio científico na era dos mais avançados computadores. Massa e energia são equivalentes conforme Einstein definiu em sua famosa equação: E = m.c2 (energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado).

Há pouco tempo atrás foi inventada a calculadora. Ficamos fascinados com a rapidez nos cálculos simples e científicos que eram muitas vezes feitos à mão. Hoje, se toda a população da Terra (6 bilhões de pessoas) usassem uma calculadora durante todos os minutos, o ano todo, seriam necessários 46 anos para fazer os cálculos que o supercomputador lançado nos EUA faz em um dia. Ele processa cerca de um quatrilhão de cálculos por segundo. E o nosso cérebro, quanta informação processa? O avanço da tecnologia certamente nos mostrará muitas coisas que hoje parecem absurdas.

Onde estamos? Você acredita que estamos sozinhos nesse universo? Do ponto de vista material será que só a Terra é habitada? A ciência espírita nos esclarece que o espírito é eterno. Uma forma de energia. Ser individual que sobrevive após a morte do corpo físico, infinitamente. Ser que continua em evolução eterna. Seguiremos a vida em outros mundos e planos sem cessar, conforme Cristo nos mostrou o caminho da verdade ao dizer: - “Há muitas moradas na casa do meu Pai...”

Diante da complexidade da vida e do universo não vale a pena entrar em desespero e muita vezes em depressão diante das nossas dificuldades. Temos muito que avançar rumo à felicidade eterna.

Nenhum comentário: