domingo, 8 de janeiro de 2006

A Idade do Espírito e sua Importância na Sociedade

O espiritismo como doutrina filosófica só tem sentido de existir se gerar grandes avanços na reforma íntima dos indivíduos e, conseqüentemente, na melhor convivência dos homens em sociedade. O homem para viver melhor deve buscar conhecimentos necessários que envolvem a vida como um todo.
Para se jogar bem xadrez, por exemplo, devemos primeiramente aprender o jogo conhecendo as suas regras e com o exercício da prática ir melhorando a cada nova jogada.
O raciocínio é essencial para traçar as estratégias imediatas. Grandes lances são feitos com jogadas bem definidas onde várias outras possibilidades futuras são planejadas. Um deslize com um lance precipitado e mal planejado, pode significar enorme esforço do jogador para corrigir o erro e colocar-se em vantagem novamente. Muitas vezes a partida é definida numa simples jogada inadequada ao momento.
Evidentemente um leigo que desejasse jogar com um profissional não teria a menor chance de vencê-lo. Mas se essa for a sua vontade, começará a seguir as etapas iniciais. Passando a praticar com intensidade, após muito planejamento e raciocínio, ele poderá vir a jogar de igual para igual e tornar-se um exímio jogador de xadrez. Tudo depende da dedicação e do esforço de cada um na arte de cumprir uma tarefa.
Sabendo que a evolução espiritual é eterna e perfeita como todas as Leis Divinas, nada é impossível. Não importa se determinada tarefa foge da capacidade de solução no momento, pois poderá ser feita ainda melhor no futuro. Mas outras sempre estarão disponíveis ao alcance.
Somente com o conhecimento das "regras" a que estamos sujeitos é possível desenvolver uma vida mais saudável e harmoniosa. Para isso é fundamental o desenvolvimento criterioso da razão, sem cautelas, preconceitos e fanatismo.
O espiritismo nos convida a seguir no caminho do uso da razão constante em cada passo que damos na vida e aprender com ela com base nos ensinamentos adquiridos do plano espiritual.
O fundamental de tudo é ter confiança no futuro de que a vida é eterna e continuamente fruto do trabalho constante através das reencarnações e aprimoramento espiritual.
Uma das regras fundamentais da evolução espiritual que cada um deve ter consciência é o respeito entre as pessoas. Quando falamos de pessoas, imediatamente distribuímos diferenças existentes entre elas, sejam pelas classes sociais, raciais, locais de residências regionais, idades (crianças, jovens, adultos, velhos, etc.) e outras. Mas se falarmos em espírito, não poderemos identificar essas diferenças observadas no momento, pois elas envolvem várias reencarnações e outras formas de vida do passado.
Hábitos de convivências em família, sociedades e países são difíceis de serem analisados, pois os espíritos estão fortemente sujeitos as suas influências, como parte do estado natural das coisas. Mas como a evolução espiritual é individual, sempre existirão espíritos que não concordam com o tipo de vida que levam nas sociedades. Conflitos são observados de todos os tipos e de diferentes maneiras. A relação de respeito entre as pessoas promove marcas duradouras no espírito.
Uma das fases marcantes na vida do espírito encarnado é a da infância. As crianças muitas vezes são tratadas com total desrespeito pelos jovens, adultos e velhos e são negligenciadas como se fossem pessoas isentas de direitos morais na sociedade. É comum verificar o desprezo da sociedade como um todo pelas crianças em qualquer atividade que ela possa desenvolver.
Quando uma criança, por exemplo, entra numa casa comercial para comprar uma mercadoria embora esteja com o dinheiro suficiente pode não ser atendida com o devido respeito e atenção, justamente por ser criança. E assim, ocorre em muitas outras situações. Outro caso é o desprezo ou negligencia que também ocorre com os idosos em muitos paises.
A inocência da criança e a falta de agilidade do idoso são levadas muito em conta no relacionamento na sociedade. Falamos em vida comunitária e não em particular, já que isso depende do grau de evolução de cada um.
Não se pode conhecer a real idade de cada espírito encarnado, tendo em vista as inúmeras possíveis reencarnações anteriores e o tempo vivido no plano espiritual. Pode-se ter uma noção do estado evolutivo do espírito conforme as suas características pessoais.
Dessa forma, a criança de agora poderá ser muito mais velha em idade real que um idoso e mais evoluída. Isso é apenas uma questão da necessidade reencarnatória individual e, portanto, de quanto tempo e quando ocorre a reencarnação.
O conhecimento da idade do indivíduo reencarnado é desnecessário e inútil em se tratando da sua importância para a vida real. Cada um deve sentir o seu melhor desempenho com o avanço de sua idade terrena. Uns gostam e relembram com saudades o seu tempo bem vivido na infância, ou na adolescência, na fase adulta e outros na velhice.
Como parte da evolução, existe no homem o receio do envelhecimento e ele tudo faz para se manter na idade que mais aprecia. Inegavelmente todas as fases são importantes para o espírito encarnado e a cada uma delas as dificuldades devem ser superadas da melhor maneira possível. Na Terra é assim; em outros planetas as características da reencarnação são diferentes.
Em cada fase de nossa vida assinalamos os sentimentos positivos e negativos vividos. O desrespeito é um dos mais marcantes. Observam-se com pequeno esforço mental lembranças de muitos fatos negativos vividos na infância e o causador do desrespeito está quase sempre memorizado, sendo um problema evolutivo a ser solucionado.
A vaidade se encontra também ligada ao desrespeito e a todos os outros sentimentos negativos do homem. E ela não depende da idade da pessoa reencarnada. Existe tanto na criança como no jovem, adulto e idoso. Ela desaparece com a evolução espiritual moral ao longo do tempo.
Não estamos, no momento, discutindo sobre a forma de educar os filhos e condutas a ser definidas para as crianças, jovens, adultos e idosos. Essa é uma área de grande interesse e deve ser estudada com muita dedicação e seriedade com visão nos processos de reencarnação e evolução espiritual. Mas é preciso compreender a importância de todos independente da idade que tenha no momento. O respeito à vida individual em todas as suas fases do desenvolvimento é primordial para seguir rumo à felicidade eterna.

Nenhum comentário: