domingo, 1 de janeiro de 2006

Espírito: Um Ser Individual


Um ponto importante em relação ao estudo da vida é o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a existência da alma que, infelizmente, ainda é um desenvolvimento lento.
O processo Kirliam é um trabalho nessa área. Já se conseguiu muita informação principalmente sobre as diferentes formas de energia que são vinculadas pelos mais diversos espíritos.
Cada espírito irradia energia de diferentes formas conforme nosso estado emocional, alimentação, etc. Mas forma de energia emitida pelo espírito está diretamente ligada ao seu nível de evolução espiritual. Quanto maior, menos densa e mais sutil.
O espírito criado ignorante e muito ligado à matéria, inicia sua longa peregrinação em evolução própria em busca da perfeição. Dada a sua forte inicial afinidade material, na qual passa longo tempo encarnado, é constituído também de um "elo de ligação" espírito-matéria, cuja composição é um fluido semi-material, denominado Perispírito.
A purificação, ou a perfeição do espírito, é o estado espiritual em que o espírito passa a viver sem participação alguma de matéria após ter conseguido eliminar o todo o seu perispírito, não necessitando mais da reencarnação.
As ações vividas nas diversas reencarnações são “incorporadas” ao perispírito. Quando uma pessoa sente uma forte dor de cabeça numa reencarnação, por exemplo, estando com corpo físico comprovadamente em perfeito estado, é possível que ela esteja apresentando os efeitos provocados por um espancamento no crânio, ou uma doença que aconteceu em reencarnações passadas.
De onde vem esses efeitos se já não existe mais o corpo físico anterior? Eles são gerados pelo perispírito que atua como uma espécie de "filtro" do espírito, armazenando experiências vividas junto à matéria.
Em outras palavras, como num computador, quando arquivos velhos e inúteis não servem mais para nada, simplesmente são eliminados. À medida que o espírito evolui, o perispírito vai parcialmente sendo eliminado, ou desintegrado juntamente com informações inúteis e improdutivas, permanecendo no espírito somente as experiências positivas. Em determinado ponto, não mais necessita da matéria como meio de aperfeiçoamento e continua a sua evolução apenas como Espírito.
Isso é o progresso, sempre. Não se pode imaginar que o progresso do espírito seja algo medíocre. Tem que ser necessariamente algo muito superior a tudo que vemos ao nosso redor agora.
O corpo físico está, portanto, ligado diretamente ao perispírito e este ao espírito. Mas não são partes independentes. O espírito com seu perispírito é um ser individual, único.
O perispírito acumula as energias emitidas de todo o corpo material. Por quanto tempo isso se mantém? Tudo depende da evolução do espírito. É possível apresentar emoções geradas por reencarnações vividas há muito tempo atrás, como também, é possível o espírito ter poucas influências passadas.
A concepção do espírito é muito diferente daquela que nos permite identificar uma pessoa. O espírito não é moreno, loiro, magro, gordo, alto, baixo, negro, branco, etc. Essas são as muitas variáveis características do corpo físico existente aqui na Terra em relação ao ambiente do planeta.
No plano espiritual, muitos espíritos se conhecem pela própria forma física que viveram em recente reencarnação, graças ao perispírito, mantendo assim uma continuidade de relacionamento.
Porém, as emoções fazem parte do espírito e não da matéria. Mas o perispírito atuando sobre o corpo, promove estímulos cerebrais que são responsáveis pela liberação de substâncias que promovem os efeitos físicos causados pelas emoções, tais como choro, aumento da voz, batimentos cardíacos, hiperemias, etc.
Como as emoções provocadas pelo beijo, abraço, olhar, sexo, pensamento, etc. são do Espírito, elas existem todas e outras mais, após a morte e longe da matéria também.
As boas e grandes emoções são provocadas pela afinidade espiritual entre as pessoas. È preciso compreender que o corpo físico é temporário e sua influência sobre o espírito é também temporário e frágil. Mas é no espírito que se encontra a essência da vida e as verdadeiras afinidades vão se construindo ao longo da caminhada eterna com intercâmbio de experiências cada vez mais agradáveis e amáveis.

Nenhum comentário: