domingo, 4 de dezembro de 2005

Relação Espírito:Matéria. A Reencarnação e as lembranças do passado


A fase preparatória para uma nova reencarnação é muito importante. Este período se inicia mesmo antes do encarne, passa pela vida uterina e continua na infância até a fase adulta. Assim mesmo, o espírito, dependendo do seu nível evolutivo e das limitações do planeta em que se encontra reencarnado, pode não atingir todo o seu potencial de conscientização no planeta.

As diferenças individuais se acentuam muito considerando pessoas com níveis de evolução muito distantes. Para um espírito que já tem uma longa "bagagem" evolutiva, a fase da infância não se torna um longo período de espera para iniciar o seu trabalho de aperfeiçoamento. Ele inicia a sua missão muito cedo, ainda como criança. Nesses casos, observam-se comportamentos que consideramos avançados na criança, como: vontade de ser independente dos pais e procurar resolver os seus próprios problemas; responsabilidade pelos seus deveres; busca incessante do conhecimento e compreensão de tudo que está ao seu alcance; as vezes a própria revolta por ser tratada como criança e a vontade se tornar um adulto o mais rápido possível, etc. A responsabilidade dos pais é muito grande e a busca do entendimento do seu comportamento conforme seu nível evolutivo, certamente promove relacionamento amigável e feliz para ambos.

As afinidades espirituais se processam conforme os diversos níveis evolutivos existentes. Existem pessoas com vida fútil, sem maiores interesses, praticamente paradas no tempo. Outras vivem com extrema maldade e a agressão é um comportamento comum. Há também aquelas com afinidades pelo trabalho honesto e produtivo no bem comum e busca constante do conhecimento.

É praticamente impossível designar os muitos grupos de pessoas com as diversas afinidades. O fato é que pessoas são atraídas pelas afinidades espirituais e quanto mais, maior será a afinidade total.

Nesse processo associa-se ainda a ação física do espírito com a emissão de fluidos vibratórios. Os fluidos são mais grosseiros nos espíritos mais atrasados e vão se tornando mais puros à medida que o espírito avança em sua escala evolutiva. Essas ondas vibratórias são perceptíveis por todo mundo de alguma forma e pode manifestar a afinidade espiritual simplesmente ao se encontrar duas pessoas do mesmo nível ou mais elevado, ou mesmo sentir a sua ação fluídica a longa distância.

Muitas vezes uma pessoa ao se encontrar com outra pela primeira vez, diz: "-não fui com a cara dela". Aí não houve uma afinidade e sim um repúdio provocado por emissões vibratórias divergentes.

Situação não fácil de ser vivida é a reencarnação de um espírito de evolução baixa numa família de evolução mais alta e no caso contrário, a situação será muito difícil para o espírito de evolução mais elevada vivendo numa família de baixo nível.

Porém, as possibilidades de reencarnações são muitas e todas têm um só objetivo que é o aperfeiçoamento espiritual. A fase de preparo, portanto, é necessária para que o espírito se adapte a sua nova oportunidade de evolução, adequando-o à nova experiência.

O espírito, entretanto, não é capaz de esquecer completamente as suas vivências anteriores e constantemente relembra de experiências passadas. O gosto pela música, ou por certo tipo de música; o pavor a certas situações, como fogo, lugares fechados, escuros, etc.; a paixão por esportes, ou por certo tipo de esporte; pelo estudo, leitura, arte, etc. Até na sua aparência física, como também na forma de se vestir ou de se viver podem estar presentes marcas de seu passado. Enfim, todas as ações que fazem os indivíduos serem distintos uns dos outros, são produtos de suas experiências vividas durante muitas reencarnações passadas.

Evidentemente que se uma nova oportunidade é oferecida com a reencarnação, há também a renovação das situações na procura de novos caminhos para sua evolução. Também aqui o nível de evolução tem muita influência no processo do reconhecimento do passado e sempre ao espírito mais elevado lhe cabe a maior proporção, pois não há muita necessidade de se "apagar" o seu passado indesejável, tendo em vista que ele, já provavelmente, resgatou suas situações difíceis tornando-se desnecessárias viverem outras novamente.

Mudanças drásticas de comportamento entre reencarnações como alteração do sexo, promovem, geralmente, recordações mais acentuadas, mas tudo depende exclusivamente de cada indivíduo. O espírito poderá experimentar novas alternativas para a sua evolução e mudar completamente o seu trabalho numa nova reencarnação. Outros preferem continuar na mesma linha de ação e prosseguem dessa forma em várias reencarnações. Tudo é avaliado e analisado e o melhor caminho é proposto. Mas o melhor, não significa o mais fácil.

É comum observarmos no nosso dia a dia, o que chamamos de dom ou talento numa pessoa, como se diz, por exemplo: "Ela nasceu para isso". Assim, existem políticos e pessoas com o dom do domínio da oratória; professores com a facilidade de ensinar; músicos talentosos, etc. De fato, o espírito muitas vezes já adquiriu longa experiência em sua área de atuação antes da atual reencarnação e para ele, obviamente, o seu trabalho será muito mais fácil do que para um outro que estaria iniciando agora.

Devemos ressaltar que nada ocorre ao acaso. O espiritismo nos esclarece que não há efeito sem causa. O dom realmente existe e não é fruto do acaso, mas sim do trabalho iniciado anteriormente. Matemáticos, físicos, astrônomos e filósofos, por exemplo, não ganharam simplesmente a capacidade de desenvolver cálculos fantásticos, medidas precisas e maravilhosos conhecimentos da vida. As suas condições de superdotados são os efeitos de seus próprios esforços, longos e dedicados, e por vezes, à custa de muito sofrimento, produzidos por meio de reencarnações e experiências anteriores.

Quando um cientista passa horas e horas, anos e anos em seu laboratório procurando o conhecimento de algo, ou um pintor passa toda a sua vida aperfeiçoando a sua arte, certamente adquire uma experiência grandiosa. Isso passa a fazer parte da sua consciência ou Espírito, constituindo a sua personalidade.

Sabemos o quanto é valido e importante uma experiência vivida, pois se precisarmos passar por uma mesma situação novamente, poderemos fazê-la de modo muito mais fácil, evitando os erros ocorridos e assim sucessivamente se vai melhorando vez por vez.

Quando dizemos que um velho tem mais experiência que um jovem, podemos estar cometendo um erro, pois não conhecemos a idade real dos espíritos envolvidos e suas experiências vividas anteriormente. Isso pode ser correto, somente se observarmos o tempo vivido nesta única reencarnação.

As marcas do passado podem influenciar seriamente a reencarnação presente. Atualmente, muitos profissionais da área médica estão procurando novos caminhos para problemas de saúde com ajuda da regressão de memória, a terapia de vidas passadas, com efeitos benéficos, já que a causa de muitos problemas pode ser reflexo de um passado longínquo.

A compreensão processo da reencarnação é o ponto de partida necessário para que o terapeuta possa realizar um trabalho profícuo, ajudando o paciente a superar os seus problemas, juntamente com os conhecimentos da terapia convencional científica que é fundamental para a manutenção do funcionamento do corpo físico.

O grande sucesso da medicina será o trabalho integrado da terapia do corpo físico com a terapia espiritual, quando necessária. Os trabalhos profissionais nessa área têm evoluído bastante no Brasil e não se pode negar a existência de "recordações do passado anteriores a vida uterina" narradas por pessoas que participaram de sessões de regressão de memória, comprovadas por estudos meticulosos.

Algumas hipóteses são formuladas pelos cientistas para a causa desses efeitos, entre elas a de que tudo acontece devido a genes que herdamos de nossos antepassados. Por outro lado, o interesse no conhecimento da vida após a morte é constante, especialmente na comunicação com os espíritos desencarnados. O segundo caminho é o mais promissor para os cientistas e o avanço tecnológico da informática deverá trazer grandes progressos nesse sentido.

A reencarnação é uma prova máxima da verdadeira justiça Divina. A visão simplista de que indivíduos privilegiados nascem com uma inteligência superior em condições favoráveis, enquanto outros como miseráveis em péssimas condições de vida, acontece por ordem Divina, deve ser descartada pela nossa razão. Tudo é produto transitório do modo de vida a que cada um decide seguir na longa estrada evolutiva. "A cada um segundo suas obras".

Com a reencarnação compreendemos que todo o conhecimento adquirido com muito esforço e trabalho, sem a preocupação com o retorno material merecido, mas simplesmente pela satisfação pessoal e todo o bem que praticamos, não são em vãos e são sinônimos de uma vida melhor no futuro.

Nenhum comentário: